sexta-feira, 3 de maio de 2013

OS SIGNOS E AS MOTIVAÇÕES NAS PROFISSÕES

ÁRIES
Necessidade de muito espaço para tomar iniciativas, para criar, para fazer as coisas ao seu modo. Precisa de muita atividade, manter-se ocupado. Motivação por tudo o que é dinâmico e que tenha um alto grau de autonomia. Não pode ser chefiado e muito menos guiado, mas sim, supervisionado, o que pressupõe que há um espaço para desenvolver as coisas a seu modo e só depois receber uma avaliação reforçadora do que já vem fazendo ou então corretiva.



TOURO
Motivação pelo bem estar. A condição é que se sinta bem fazendo sua atividade. Um ambiente com um mínimo de cordialidade e estabilidade também pode ser necessário. Sente-se melhor quando, de algum modo, pode dominar, conhecer bem, o universo daquilo que faz. Quer ser valorizado pessoal e financeiramente. Precisa sentir que há algum tipo de retorno daquilo que executa.


GÊMEOS
Motivação por novidade, mudanças constantes, movimento. Sua mente também precisa estar sendo constantemente alimentada. Vai usar a mente em qualquer profissão que escolha. Poderá usar, também, a capacidade de se adaptar, de se comunicar. A curiosidade precisa ser alimentada. A pessoa com Sol em Gêmeos que trabalhe em um lugar que considere morto perde a motivação. Tem de considerar aquilo que faz como sendo interessante, e como sendo uma fonte de coisas novas. Precisa de um pouco de interação, também.




CÂNCER
O ambiente de trabalho vai importar muito. Precisa sentir o ambiente de trabalho como uma segunda casa. Sua profissão tem de permitir que tome algumas iniciativas baseadas em seus sentimentos e intuições. Precisa sentir que está cuidando de algo, como se tivesse uma ligação com aquilo que está fazendo. Fatores subjetivos poderão ter mais importância do seria de se supor. Quer encontrar um equilíbrio, também, entre o trabalho e a vida pessoal. Se o trabalho atropelar a vida pessoal, isto será um conflito.



LEÃO
Necessidade de se sentir importante no seu trabalho. Precisa, também, se identificar com o seu trabalho, empresa, etc. Quer ‘vestir a camisa’, e, se não puder fazer isto, este vai ser um fator altamente desmotivante. Necessidade de se expor, de se colocar, de se expressar, o que, algumas vezes, pode acontecer através de algo mais proeminente ou de uma posição de liderança. Mas, independente do que escolher como profissão, precisa fazer alquilo com brilho, colocando a SUA marca criativa no que está realizando.





VIRGEM
Necessidade de exercitar um aperfeiçoamento constante, um cuidado. Vai se sentir mal se não puder fazer as coisas com esmero. Vontade de se debruçar sobre o que está fazendo, de aplicar técnicas, realizar modificações. Motivação natural por trabalho. Precisa sentir que está sendo eficiente no que faz e contribuindo para algo melhor. Motivação por segurança e regularidade, por isto desde jovem já poderá estar pensando na sua colocação profissional.


LIBRA
Não vê o seu trabalho desvinculado dos relacionamentos, parcerias e daquilo que pode trocar com outras pessoas. Necessidade de interagir com o ambiente de trabalho, sendo que conflitos podem ser fatores desestabilizadores. Independente do que faça, os relacionamentos de trabalho vão ter muita importância. O resultado de seu trabalho, também, de algum modo, precisa ser agradável ou bem feito. Quer encontrar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.



ESCORPIÃO
O trabalho é palco de suas paixões ocultas. Se estiver fazendo algo por que não tenha paixão, está sabotando a si mesmo, e, não raro, a outras pessoas. Quer ficar inteiramente mergulhado na sua atividade. Precisa que o trabalho seja um campo em que possa expressar uma parte da agudeza de sua alma, sua perspicácia e desejo de influir no mundo. Naquilo que seja essencial no seu trabalho, é um solitário, mesmo que esteja cercado de pessoas. Necessidade de fazer algo em que tenha domínio, em que possa manipular todos os fatores que compõem aquele trabalho, pois é isto que garante o seu envolvimento com o que está fazendo. Seu trabalho pode passar por fases e de alguma forma ser uma das maiores fontes de aprendizado em sua vida.




SAGITÁRIO
O trabalho tem de ser um campo que possa ser explorado e expandido. De alguma forma, tem de assumir um caráter de aventura ou permitir crescimento. Sente agonia em trabalhos limitados e predeterminados. Precisa fazer algo em que possa ousar, buscar outros horizontes. Necessita, também, de espaço para fazer seu trabalho. Se o ambiente for muito vigiado ou restringir em excesso, isto pode drenar sua energia. A motivação principal é se sentir empolgado por aquilo que faz e também pelo time em que está. O entusiasmo é a mola propulsora na carreira.



CAPRICÓRNIO
Necessidade de controlar e administrar aquilo que faz. Quer poder se responsabilizar por seu trabalho. Precisa ter noção de todo o processo produtivo, e não apenas um conhecimento e função setorizados. Perde a motivação se não houver meios de ascender ou de obter reconhecimento. Alto grau de exigência para consigo mesmo. Quer chegar a maestria, ser uma referência ou autoridade no que faz. Por isto, não será feliz em trabalhos em que seja apenas a sombra de alguém. A sua principal motivação é a de encontrar a sua própria posição, o seu próprio lugar, e, muitas vezes, é um lugar alto, mas é aquele que a pessoa vê como sendo aquele feito para ela. Assume responsabilidades, muitas vezes se excedendo nelas.



AQUARIO
Motivação por inovar, reciclar, avançar. Perde o gosto por algo se aquilo for rotineiro, repetitivo ou sem sentido. Pode ter necessidade de campos mais avançados ou aberto a novidades e mudanças. Quer ficar no fluxo do que está acontecendo. Precisa estar mentalmente motivado para trabalhar em algo. Forte necessidade de independência. O contato com outras pessoas ou com o coletivo pode exercer influência na sua motivação.



PEIXES
Fatores subjetivos poderão superar fatores objetivos, como salário. É o signo com maior necessidade de se sentir integrado no lugar em que está trabalhando e com aquilo que está fazendo. Precisa enxergar um sentido em seu trabalho para se dedicar de fato. Aquilo, de forma direta ou indireta, também tem de ligar esta pessoa a outras pessoas ou a algo maior. Necessita de um ambiente flexível, pois a falta de diálogo o afeta bastante. Trabalha melhor se sentir identificado com a empresa ou unidade em que está.